Para que não ocorra incidentes como, reações alérgicas e rinites, alguns cuidados devem ser tomados com o seu aparelho de ar-condicionado. Apesar do conforto e refrescância que ele proporciona se não houver uma manutenção, pode ser um meio de propagação de doenças pelo ar.
Para melhorar a qualidade do ar e aumentar a sua durabilidade é necessária a limpeza preventiva do aparelho.
O acúmulo de sujeira no filtro e paredes internas do condicionado do ar cria um ambiente perfeito para a proliferação de ácaros, fungos e bactérias e também prejudica o aparelho, gerando ruídos, falhas na climatização e aumento do consumo de energia.
Qual a importância da limpeza do ar-condicionado
A limpeza do painel e do filtro do aparelho deve ser feita uma vez por semana, caso o ambiente for muito empoeirado. Em outros casos, a limpeza pode ser feita mensalmente ou a cada dois meses.
Alguns modelos até contam com sistema de alerta de limpeza, o que facilita a vida dos mais esquecidos.
Como deve ser feita a limpeza do ar-condicionado?
1- Antes de tudo, desligue o ar condicionado e retire o plugue da tomada.
2- Se você tiver um ar condicionado split, remova o painel frontal e limpe-o com um pano seco e macio, mas se o painel estiver muito sujo, lave-o com água morna (abaixo de 48º C). Espere secar e vá para o filtro, o próximo item da limpeza do ar-condicionado.
3- Desencaixe o filtro de ar da unidade interna e limpe-o com um aspirador de pó, a não ser que esteja com sujeira muito evidente. Nesse caso, você pode usar ainda água morna e detergente neutro. Depois de seco, reinstale o filtro e feche o painel para a limpeza do ar condicionado ser finalizada.
4- O procedimento de limpeza do ar condicionado de parede (ou janela) não é muito diferente. Limpe o painel frontal com pano seco e macio ou utilize um aspirador de pó. Para limpar o filtro desse condicionador de ar, remova-o da unidade interna e retire a sujeira com aspirador de pó ou água e sabão. Espere secar e recoloque-o na posição original.
5- Para a limpeza ser completa, não podemos nos esquecer das partes internas, como os trocadores de calor. Nesse caso, o melhor é recorrer ao serviço autorizado ou a um técnico competente pelo menos uma vez por ano. Vale lembrar também que sempre é interessante procurar aparelhos de ar condicionado com filtros que conseguem reter até 99% das impurezas do ar, garantindo um ambiente mais seguro para você.
6- Nunca use produtos químicos ou jogue água diretamente sobre o painel. Não se esqueça de também de ler as instruções de limpeza presentes no manual de instruções, pois cada marca pode ter alguma recomendação específica e cuidados especiais sobre como limpar o ar condicionado.
Na hora da compra, observe atentamente os recursos do condicionador de ar, já que muitos oferecem filtros bem eficientes para o seu cômodo. Alguns modelos têm filtro de bactérias e outros filtros de pelos de animais, ideal para quem tem gatos ou cachorros em casa.
Comments